O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito novo papa da Igreja Católica e escolheu o nome Leão XIV. Aos 69 anos, o religioso agostiniano é visto como progressista e próximo do agora antecessor, Francisco.
A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo cardeal Dominique Mamberti, no Vaticano. Minutos depois, Leão XIV apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e fez seu primeiro discurso como pontífice.
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, declarou.
Leão XIV sinalizou que pretende seguir a linha de seu antecessor:

“Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem.”
Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, país de maioria protestante. Ele também possui cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015. No discurso inaugural, agradeceu à diocese peruana em espanhol — a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano ao se apresentar ao mundo.
Leão XIV assume o papado em meio a desafios significativos: queda no número de fiéis, um cenário internacional tenso e a expectativa de continuidade das reformas iniciadas por Francisco. Durante o último pontificado, a Santa Sé ampliou seu papel diplomático e atuou como mediadora em conflitos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Ao final do pronunciamento, o novo pontífice deixou uma mensagem simples e carregada de significado:
“Obrigado, papa Francisco.”