Notícias Geral

Vaticano publica fumaça branca por engano e apaga postagem em seguida.

Publicação nas redes sociais indicava erroneamente a escolha de um novo papa; fumaça era preta e processo de votação continua.

A conta oficial do Vaticano no X (antigo Twitter) publicou, na manhã desta quinta-feira (8), que a fumaça emitida pela chaminé da Capela Sistina era branca — sinal tradicional de que um novo papa teria sido escolhido. No entanto, a fumaça era preta, indicando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso. A postagem foi apagada minutos depois.

Para quem não está familiarizado com o ritual, o sinal de fumaça é usado desde o século XV para comunicar ao público o resultado das votações papais: fumaça preta significa que ainda não há uma decisão; fumaça branca indica que um novo pontífice foi eleito.

No momento da confusão, os 133 cardeais estavam reunidos na Capela Sistina para o segundo dia de conclave. Às 7h (horário de Brasília), uma fumaça escura subiu pela chaminé, informando que nenhum nome havia sido escolhido. No entanto, a coloração escurecida foi se dissipando e assumiu um tom acinzentado, o que pode ter gerado o erro na interpretação da conta oficial.

A sequência de publicações chamou atenção. Inicialmente, o perfil do Vaticano postou que a fumaça havia sido preta. Pouco depois, às 11h59 no horário local de Roma, a conta publicou "fumaça branca". Minutos mais tarde, a publicação foi excluída.

No X, Vaticano postou que nesta manhã fumaça tinha sido branca — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O que acontece agora?

Até o momento, duas votações já foram realizadas nesta quinta-feira: uma por volta das 5h30 (horário de Brasília), sem emissão de fumaça, e outra às 7h, com fumaça preta.

Duas novas votações estão previstas ainda para hoje:

  • Por volta das 12h30 (horário de Brasília): terceira votação do dia. Se houver consenso, sairá fumaça branca. Caso contrário, nada será emitido.

  • Por volta das 14h: quarta rodada do dia. Se um novo papa for escolhido, a fumaça branca será emitida. Caso não haja definição, sairá nova fumaça preta da chaminé da Capela Sistina.

O conclave segue sem previsão de término até que um dos cardeais atinja o número necessário de votos para ser eleito papa.

Voltar