Um morador de Campo Novo do Parecis, em Mato Grosso, foi alvo de uma ordem de busca e apreensão no contexto da Operação Fake Monster, que investiga um plano de ataque a bomba no show da cantora Lady Gaga, realizado na noite de sábado (3), no Rio de Janeiro. Até o momento, o nome do suspeito não foi divulgado.
De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o ataque terrorista tinha como alvos pessoas LGBT+, crianças e adolescentes. Os investigados estavam recrutando participantes, incluindo menores de idade, para promover ataques coordenados com o uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov.
O plano foi descrito como um “desafio coletivo”, com o objetivo de ganhar notoriedade nas redes sociais. Durante as investigações, um homem, líder do grupo, foi preso em flagrante no Rio Grande do Sul por porte ilegal de arma de fogo, e um adolescente foi apreendido no Rio de Janeiro por armazenar pornografia infantil.
Os membros do grupo estavam ativos em plataformas digitais, propagando a radicalização de jovens, disseminando discursos de ódio, automutilação, pedofilia e conteúdos violentos como parte de um movimento de pertencimento e desafio. O alerta inicial partiu da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Ao todo, a operação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão contra nove alvos em diversos municípios, incluindo Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Macaé (RJ); Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista (SP); São Sebastião do Caí (RS); além de Campo Novo do Parecis (MT). As buscas resultaram na apreensão de dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados para aprofundar as investigações.
Além disso, na tarde de sábado, a operação se estendeu até Macaé, onde agentes cumpriram um mandado de busca contra um outro suspeito, que planejava matar uma criança ao vivo e já respondia por terrorismo e induzimento ao crime.
A operação foi cuidadosamente executada para evitar pânico ou distorções nas informações para o público, neutralizando riscos para os frequentadores do evento.