Notícias Geral

Vacinação contra a gripe é reforçada em Cuiabá neste sábado (14); veja onde se vacinar

Ação gratuita acontece em Unidades de Saúde da Família (USFs) e principais shoppings da capital. Doses são apenas para grupos prioritários.

💉Para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, a Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado (14) uma mobilização especial com vacinação gratuita em diversas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos principais shoppings da capital. A vacinação começa a partir das 8h nas USFs apenas para os grupos prioritários.

 

Equipes de saúde também estarão em operação nos três principais shoppings Estação, Pantanal e Três Américas, aplicando 300 doses por dia em cada local. A vacinação nos shoppings acontecerá todos os sábados de junho, sem necessidade de agendamento.

 

A ação integra a campanha “Imuniza Já!” e tem como objetivo facilitar o acesso à vacina, especialmente para quem não consegue se imunizar durante a semana.

 

Além da vacina contra a Influenza, a programação inclui orientações sobre saúde preventiva, como anemia, diabetes, obesidade infantil, controle da asma, tuberculose e incentivo à doação de sangue. Também haverá atividades culturais e sociais, como o Arraiá da Saúde e ações de apoio à Parada da Diversidade Sexual.

 

🏥 Unidades de Saúde com vacinação:

USF Pedra V e VI

USF Osmar Cabral / Liberdade

USF Santa Laura / Fortaleza

USF Industriário I, II e III

USF Pedra 90 I e II

USF Jardim Araçá / Santa Amália

USF Planalto

USF 1º de Março / J.B. Pinheiro

USF Terra Nova / Canjica

USF Ribeirão do Lipa

USF Santa Izabel I, II e III

 

🛍️ Shoppings com pontos de vacinação:

Shopping Estação Cuiabá

Pantanal Shopping

Shopping Três Américas

 

🤧As duas doenças são causadas por vírus, têm sintomas parecidos, mas têm intensidades diferentes.

 

Resfriado: pode ser causado por mais de 100 tipos de vírus respiratórios, como o rinovírus e o metapneumovírus. Um conjunto de sintomas leves é a principal marca de um resfriado. Ou seja, ele te deixa meio para baixo, mas não chega a te derrubar.

Gripe: os sintomas são bem mais intensos e chegam de uma vez só. Diferente do resfriado, a gripe, sim, é capaz de te derrubar. Na classe dos vírus, os mais comuns são o Influenza e o Sars-CoV-2.

Voltar